Zagros

Arquivo Deslizante – Case de empresa de auto peças

O cliente é um fabricante de autopeças e possui um volume grande de documentação que precisa ser arquivado por períodos de tempo específicos.
A documentação se divide entre os documentos que são utilizados com mais frequência, armazenados em pastas suspensas, que facilita a utilização rotineira, e a documentação armazenada por motivos legais, organizadas em caixas box. Foi solicitado que todo o material fosse armazenado em uma sala de 6,00 X 3,00 metros.
Abaixo apresentamos o cenário anterior e posterior à solução de instalação dos arquivos deslizantes Zagros.

Anterior

Case Deslizante 01 - Autopeças - Planta Arquivo Baixo

Case Deslizante 01 - Autopeças - Face arquivo baixo

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes da solução aplicada com os arquivos deslizantes Zagros, a empresa fazia a armazenagem de suas pastas suspensas em arquivos baixos de quatro gavetas, medindo 1,32 x 0,46 x 0,71 (AxLXP). Tais arquivos geravam uma capacidade de armazenagem de apenas 56,8 metros lineares para pastas suspensas.

As caixas box, utilizadas para armazenar da documentação legal, eram empilhadas sobre os arquivos baixos, nos cantos dessa sala e em outras salas da empresa.

Problemas:

  • Baixa capacidade de armazenagem de pastas suspensas para o local.
  • Necessidade de diversos corredores para o acesso à documentação, o que diminui ainda mais a capacidade de armazenagem do ambiente.
  • Desorganização das caixas box, causando dificuldade de localização, visualização e manuseio da documentação.
  • Danificação das caixas box empilhadas umas sobre as outras e, por consequência, danificação da documentação nelas armazenada.
  • Pulverização da documentação que muitas vezes precisava ser armazenada em outros ambientes.
  • Utilização elevada das gavetas do arquivo baixo, o que pode ocasionar quebra dos suportes das gavetas ou até mesmo o tombamento do arquivo devido ao peso das gavetas e suas medidas estreitas.

Solução:

A solução oferecida pela Zagros foi a instalação de um sistema de arquivos deslizantes que aproveitou a máxima capacidade de armazenagem na sala disponibilizada pelo cliente, mantendo ainda corredores e passagens para o transito dos usuários e áreas de utilização eficazes de acordo com o material a ser armazenado.
Foram utilizados módulos com 2,15m de profundidade e 2,13m de altura, que possibilitaram a armazenagem não só das pastas suspensas, mas também das caixas box, que passaram a possuir prateleiras específicas para sua armazenagem.
A armazenagem das caixas box no arquivo deslizante possibilitou a liberação de espaços em outras salas, onde anteriormente eram armazenadas as caixas box. Esses espaços liberados ganharam novas utilidades de acordo com a necessidade da empresa, como, por exemplo, aumento de área de trabalho dos funcionários, o que torna o ambiente de trabalho mais confortável e gera ganho de produtividade.
A capacidade total de armazenagem do arquivo deslizante Zagros para esse projeto é de 96,00 metros lineares para pastas suspensas e 504 caixas box.

case autopeças

Para esse projeto foi utilizado:

  • 2 módulos terminais com face única , duplo, com 0,45m de largura e
  • 5 módulos intermediários com dupla face, duplos, com 0,85m de largura.

Case Deslizante 01 - Autopeças - Planta Arquivo deslizante

Benefícios:

  • Aumento de 75% na capacidade de armazenagem de pastas suspensas, além da armazenagem das caixas box antes inexistente, na mesma área.
  • Utilização de um único corredor de acesso ao material armazenado.
  • Organização total tanto das caixas box quanto das pastas suspensas.
  • Apenas um nível de caixa box por prateleira, não causando sobreposição de caixas, o que mantem a integridade da documentação armazenada.
  • Concentração de todo material pertinente ao departamento em apenas um ambiente.
  • Sistema de travas de segurança e garras nos trilhos que evitam acidentes.
  • Fechamento do arquivo deslizante por chave geral.

Para conhecer os benefícios gerais e características dos arquivos deslizantes Zagros, acesse página do produto.

Entre em contato agora mesmo