Zagros

Arquivo deslizante Zagros para fitas LTO e DLT – Case guarda de mídias

O cliente é uma empresa de terceirização de armazenagem de documentação e mídias, que trabalha com o arquivamento de documentos físicos, mídias e fitas DLT, LTO, DAT e cartuchos de microfilmes de seus clientes.
Quando um cliente da empresa solicita um documento ou fita por ela armazenado a empresa tem um tempo pré-estabelecido para realizar a entrega. Para que esse tempo pré-estabelecido seja alcançado a empresa precisa ter fácil acesso ao material armazenado para assim otimizar sua logística de entrega.

Neste case foi solicitado a Zagros a fabricação de um arquivo para fitas DLT e LTO, que fosse capaz de organizar as fitas armazenadas, visando o aumento de produtividade dos funcionários e melhora da logística nas entregas ao cliente final, ao mesmo tempo que gerasse maior capacidade de armazenagem no mesmo ambiente em que as fitas eram armazenadas, uma sala de 3,00 x 8,50 metros.
Abaixo apresentamos o cenário anterior e posterior à solução de instalação dos arquivos deslizantes para fitas DLT e LTO da Zagros.

Conheça nossas soluções para ambientes TI

Anterior

Antes da solução aplicada com os arquivos para fitas DLT e LTO da Zagros, a empresa fazia a armazenagem das fitas em estantes convencionais de aço, compostas por seis prateleiras, com laterais e fundos abertos, medindo 1,98 x 0,92 x 0,30 (Alt x Larg X Prof). As dimensões da sala possibilitavam o uso de 24 estantes, possibilitando a capacidade de apenas 20.736 fitas em uma área de 3,00 x 8,50 metros, conforme ilustrações abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As fitas eram armazenadas nas prateleiras empilhadas umas sobre as outras, em duas pilhas, uma a frente da outra, o que dificultava o acesso às fitas DLT e LTO que estavam em baixo das pilhas ou nas pilhas dos fundos, conforme imagens abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estante para fitas LTO e DLT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ausência de divisórias individuais para as fitas DLT e LTO faz com as fitas fiquem suscetíveis a movimentos indesejados, saindo de suas posições pré-estabelecidas, causando grande desorganização, o que dificulta o acesso do funcionário ao material desejando, ocasionando a diminuição de sua produtividade e atrasos na logística de entregas.

Os movimentos das fitas DLT e LTO armazenadas sem divisórias individuais, atrelados à falta de fechamento lateral e do fundo das estantes ocasionava quedas das fitas e movimentações bruscas durante seu manuseio, o que pode danificar o material ou dados armazenados nas fitas.

Problemas:

  • Baixa capacidade de armazenagem de fitas DLT e LTO para o local.
  • Necessidade de diversos corredores para o acesso às fitas, o que diminui ainda mais a capacidade de armazenagem do ambiente.
  • Desorganização das fitas DLT e LTO, armazenadas por empilhamento sem divisórias individuais, dificultando visualização e manuseio das mídias.
  • Diminuição da produtividade e atrasos na logística final.
  • O manuseio necessário para acessar as fitas DLT e LTO podem causar danos por queda ou movimentos bruscos.
  • Estantes abertas que podem ocasionar queda das fitas ou movimentações indesejadas entre diferentes estantes.
  • Dificuldade de organização e acesso às fitas sem divisórias individuais.
  • Alteração no posicionamento pré-estabelecido de cada fita devido à ausência de divisórias individuais.
  • As fitas ficam expostas, sem segurança de acesso.

 

Solução:

A solução oferecida pela Zagros foi a instalação de um sistema de arquivos deslizantes para fitas DLT e LTO  que aproveitou a máxima capacidade de armazenagem na sala disponibilizada pelo cliente, mantendo ainda corredores e passagens para a movimentações dos funcionários e áreas de utilização eficazes de acordo com o material armazenado.

Foram utilizados 22 módulos deslizantes dupla face com 2,15m de profundidade e 2,13m de altura, que possibilitaram a armazenagem de 34.496 fitas DLT e LTO, provocando o aumento de 66% da armazenagem total no mesmo espaço, conforme ilustração abaixo:

Para esse projeto foi utilizado:

  • 22 módulos intermediários duplos, com dupla face e com 0,35m de largura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do ganho de capacidade de armazenagem, a utilização de divisórias individuais, criando um nicho para cada fita DLT e LTO possibilitou maior organização, melhor visualização e fácil acesso às fitas armazenadas, além de impedir que mesmas saiam de suas posições pré-estabelecidas, evitando desorganização e quedas. Esse modo de armazenagem contribuiu para um ganho de produtividade dos funcionários, além de contribuir para uma logística mais eficaz das entregas. Com as divisórias as fitas deixaram de ser armazenadas umas sobre as outras, ou atrás das outras, passando a ser armazenadas de modo unitário e organizado.

Benefícios:

  • Aumento de 66% na capacidade de armazenagem fitas DLT e LTO na mesma área.
  • Utilização de um único corredor de acesso ao material armazenado.
  • Organização total tanto das fitas DLT e LTO em nichos unitários.
  • Aumento da produtividade e eficiência na logística final.
  • Fácil visualização, acesso e manuseio das fitas DLT e LTO armazenadas.
  • Estantes com fundos e laterais fechadas, impossibilitando quedas, danos ou movimentações indevidas das fitas armazenadas.
  • O sistema possui tranca geral com chave tetra para maior segurança de acesso às fitas armazenadas.

 

Para nossa linha geral de estantes, arquivos e moveis para TI, acesse a pagina dos móveis Zagros para TI.

Entre em contato agora mesmo